O que é Planejamento Previdenciário?
- Jéssica Saldanha
- 13 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Planejamento Previdenciário é um estudo detalhado do histórico de tempo de serviço, da idade e de todo o período contributivo realizado pelo trabalhador/segurado durante todo o período em que o empregador (empresa) efetuou recolhimentos junto à Previdência Social pública (INSS) ou privada (SPPEV, IPREV entre outras).
O Planejamento abrange além da análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira do segurado, os salários de contribuição e a legislação aplicável ao caso específico, apurando assim os resultados já existentes e realizando projeções futuras, com o objetivo de orientar o cliente a cerca das possibilidades de aposentadoria e qual lhe será mais vantajosa.
Em linhas gerais, podemos dizer que o planejamento previdenciário é a análise da situação do segurado na busca pelo melhor benefício em menor tempo possível.
O planejamento nos permite organizar a vida contributiva de forma preventiva. Evitando prejuízos com recolhimentos desnecessários (investimento perdido), com contribuições abaixo do mínimo exigido (o tempo de contribuição recolhido a menor não será considerado no cálculo do futuro benefício de aposentadoria), com recolhimentos equivocados e com código errado (também não serão considerados no cálculo), com períodos contribuídos e não registrados nos CNIS, com pendências e erros no CNIS, entre outras inconsistências que podem prejudicar ou atrasar a concessão.
Para aqueles que estão mais próximos da aposentadoria, o estudo serve como base de segurança para que o segurado esteja ciente a respeito do que terá direito e possa perceber uma possível violação caso não lhe seja concedido o melhor benefício possível.
Para os mais jovens, o estudo poderá ser utilizado no planejamento estratégico para a tomada de decisões futuras, evitando assim prejuízos e desgastes desnecessários no futuro.
Com as alterações realizadas no sistema previdenciário, em decorrência da Reforma EC 103/2019, o Planejamento Previdenciário tornou-se uma medida preventiva necessária, pois cuida de minimizar os erros no valor do benefício além de agilizar o encaminhamento do benefício.
Conhecer os seus direitos e contar com profissionais especializados em Previdência para auxiliá-lo pode fazer toda a diferença.
Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida e quer continuar falando comigo sobre isso? Não deixe de me chamar! Estou disponível por meio do:
E-mail: jss.juridicoadm@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/jessica.asaldanha/
Comments